quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ampliado prazo para cadastramento de aves exóticas

Fala moçada beleza? Conforme a mensagem do próprio Ibama, começa a partir de amanhã o cadastramento das aves exóticas junto ao órgão. Tentarei postar a melhor forma de fazer o cadastro pra vocês, visando um melhor entendimento sobre o assunto.

Brasília (03/01/2012) - Foi publicada no D.O.U do dia 30/12/2011, a Instrução Normativa nº 18/2011, referente à Criação de Aves Exóticas. A principal motivação desta publicação foi a prorrogação do prazo de cadastro para junho de 2012 e de anilhamento para novembro de 2012.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estão preparados para anilhar suas aves?


Bom dia pessoal,

Hoje venho relembrá-los que temos um prazo de apenas 4 meses para cadastrar e anilhar todas nossas aves consideradas exóticas pela IN 18 do Ibama.
Vou me ater ao que realmente importa para nós que é o Artigo 11 desta Instrução Normativa.
Em resumo temos cinco parágrafos no Artigo 11. Cada parágrafo fala sobre um grupo de aves que estão nos anexos de A até D, exceto o parágrafo 5º que fala sobre as aves consideradas domésticas não são objetos de controle por parte do Ibama.

Anexo A - Aves que são permitidas criação e reprodução por qualquer criador, mas participam de solicitações das federações e associações de criadores para se tornarem ou retornarem à condições de aves domésticas;
Anexo B - Aves consideradas exóticas que é permitida criação e reprodução, desde que atendam as normas ambientais aplicáveis.
Anexo C - Apenas criadores comerciais com autorização de projeto apresentado ao Ibama podem reproduzir estas aves. Nós criadores amadores podemos apenas criá-las.
Anexo D - Aves consideradas domésticas. Não necessitam anilhar nem cadastrar no sistema do Ibama.

Temos os seguintes prazos para serem obedecidos:
01 de Junho à 30 de Novembro, cadastramento de todo o plantel no Ibama (lembrando que isto vale apenas para as aves citadas do anexo A à C).
Quem possui ave sem anilha (é o caso da maioria dos criadores), deverá anilhar ela com anilha aberta. Aves nascidas após dia 01 de Junho de 2012 deverão ter anilha fechada.

Este post foi baseado na INSTRUÇÃO NORMATIVA No 18 / 2011, de 30 de dezembro de 2011
Escrevi um post anterior relacionado a isto aqui no blog, caso queiram ter mais informações acessar o link http://urele.com/IbamaIn18

Para download da IN completa para visualizar se suas aves estão nos anexos acima citados http://www.ibama.gov.br/phocadownload/category/58?download=4167%3Ainstruo-normativa-18-2011

domingo, 27 de maio de 2012

Terceira ninhada do casal (será que agora vai?)

Bom dia pessoal,

Hoje ao inspecionar a gaiola dos calafates, percebi que a fêmea estava chocando dois ovinhos. Está sendo a terceira vez que eles estão pondo, mas não confirmei ainda se os ovos estão galados.
Estou desconfiado que os dois calafates machos (que não estão na mesma gaiola) não estão dando conta do recado... Vou adiquirir outro casal de calafates, fazer um remanejamento dos casais pra ver no que vai dar. Pois passar mais tempo sem eles reproduzirem é frustrante.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cuidado da Mamãe Passarinho


Olá pessoal,

Neste final de semana, como todo mundo sabe, iremos comemorar o dia das mães.
Inspirado neste dia, encontrei esta imagem maravilhosa de uma mamãe passarinho protegendo da chuva seus dois filhotes embaixo das asas.
Recentemente encontrei duas rolinhas novas no quintal da casa do meu sogro. Coloqueias em uma gaiola no finalzinho da tarde para que os gatos não atacassem eles e pus a gaiola no corredor do lado de fora da casa, onde ficariam protegidos da chuva (se acontecesse).
O mais interessante foi que à noite, quando minha sogra foi fumar (péssimo hábito dela) no lado de fora da casa, ela viu a mamãe rolinha dormindo na grade da janela no corredor, como se tivesse guardando seus filhotes. Os mantive na gaiola com água e comida por 2 dias, e após isto quando elas já estavam mais fortes as soltei. Pena que não registrei estes momentos com fotos, mas estes momentos ficarão marcados pra sempre em minha vida.
Logo mais estaremos com mais novidades.

Forte abraço pessoal! E para as mamães, Feliz dia das Mães!!!

Crédito das fotos: Facebook Emily Greicy
diHITT - Notícias